Curso de Bacharelado em Administração

Criado em 2008 como parte do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), o curso de Bacharelado em Administração da UFSCar, campus de Sorocaba, iniciou suas atividades acadêmicas em 2009. Em 2011, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4. Já em 2012, destacou-se ao alcançar a maior pontuação entre todos os cursos de Administração do Brasil no Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE), mantendo, desde então, o conceito máximo (5) nas edições subsequentes. Em resposta às transformações do cenário educacional e profissional, o curso passou por uma primeira reformulação em 2015 e, mais recentemente, teve seu projeto pedagógico reformulado. Dessa forma, uma nova matriz curricular está sendo implementada a partir de 2025, com o objetivo de consolidar a qualidade da formação oferecida e incorporar inovações pedagógicas e tecnológicas. O curso também tem se destacado em avaliações de reputação realizadas por publicações especializadas. Foi avaliado com cinco estrelas pelo Guia do Estudante (Editora Abril) nos anos de 2015 a 2018, e recebeu novamente a pontuação máxima pelo Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão) em 2021 e 2023. Nos últimos dez anos, o curso manteve média superior a 50 candidatos por vaga no SiSU, evidenciando sua alta demanda e consolidação como referência em Administração em Sorocaba. Oferecido no período noturno, o curso possui importante função social, ao ampliar o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade a estudantes que trabalham durante o dia. Está fortemente inserido no contexto regional, com sólida rede de convênios e parcerias com organizações públicas e privadas, garantindo oportunidades de estágio e elevada taxa de empregabilidade, com um número significativo de concluintes já inseridos no mercado ao final do curso. A proposta pedagógica atual integra competências conceituais, técnicas e humanas, enfatizando a formação crítica, ética, inovadora e comprometida com a responsabilidade social e a sustentabilidade. O novo Projeto Pedagógico do Curso, implementado a partir de 2025, reforça o alinhamento às Diretrizes Curriculares Nacionais, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às novas demandas profissionais, fortalecendo a formação tecnológica, analítica e pluralista dos futuros administradores.

Criado em 2008 como parte do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), o curso de Bacharelado em Administração da UFSCar, campus de Sorocaba, iniciou suas atividades acadêmicas em 2009. Em 2011, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4. Já em 2012, destacou-se ao alcançar a maior pontuação entre todos os cursos de Administração do Brasil no Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE), mantendo, desde então, o conceito máximo (5) nas edições subsequentes.

Em resposta às transformações do cenário educacional e profissional, o curso passou por uma primeira reformulação em 2015 e, mais recentemente, teve seu projeto pedagógico reformulado. Dessa forma, uma nova matriz curricular está sendo implementada a partir de 2025, com o objetivo de consolidar a qualidade da formação oferecida e incorporar inovações pedagógicas e tecnológicas.

O curso também tem se destacado em avaliações de reputação realizadas por publicações especializadas. Foi avaliado com cinco estrelas pelo Guia do Estudante (Editora Abril) nos anos de 2015 a 2018, e recebeu novamente a pontuação máxima pelo Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão) em 2021 e 2023.

Nos últimos dez anos, o curso manteve média superior a 50 candidatos por vaga no SiSU, evidenciando sua alta demanda e consolidação como referência em Administração em Sorocaba.

Oferecido no período noturno, o curso possui importante função social, ao ampliar o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade a estudantes que trabalham durante o dia. Está fortemente inserido no contexto regional, com sólida rede de convênios e parcerias com organizações públicas e privadas, garantindo oportunidades de estágio e elevada taxa de empregabilidade, com um número significativo de concluintes já inseridos no mercado ao final do curso.

A proposta pedagógica atual integra competências conceituais, técnicas e humanas, enfatizando a formação crítica, ética, inovadora e comprometida com a responsabilidade social e a sustentabilidade. O novo Projeto Pedagógico do Curso, implementado a partir de 2025, reforça o alinhamento às Diretrizes Curriculares Nacionais, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às novas demandas profissionais, fortalecendo a formação tecnológica, analítica e pluralista dos futuros administradores.