Estágio

ATENÇÃO: A partir de 29/08/2022, o Prof. Dr. Maurício Donavan Rodrigues Paniza assumirá a Supervisão de Estágio do Curso de Administração. 
Logo, todos os documentos de estágio a serem assinados a partir dessa data devem ser preenchidos com o nome do respectivo professor.

Documentos preenchidos com o nome da supervisão anterior serão devolvidos para correção.

A realização de estágio durante o Curso de Administração da UFSCar-Sorocaba segue as normas do Regulamento de Estágio Não-Obrigatório.

As solicitações para assinatura de documentos de estágio não-obrigatório devem ser encaminhadas por meio dos formulários abaixo, utilizando os modelos de documentos da universidade e, somente, após a coleta de todas as assinaturas da empresa e do estagiário.

O envio das solicitações deve ser feito com antecedência, pois o prazo para análise da documentação é de até 10 dias, e a data de início do estágio deve ser posterior à data de assinatura.

Eventuais dúvidas, que permaneçam após a leitura do Regulamento e da seção Perguntas Frequentes, podem ser esclarecidas pelo e-mail .

Observação: Mesmo com o retorno das atividades presenciais, a tramitação e a assinatura dos documentos de estágio continuarão a serem realizadas exclusivamente por meio eletrônico, conforme a Resolução CoCADMS n° 01/2022, de 18 de abril de 2022.

Solicitações de novos estágios

- Checklist para estágio presencial, híbrido ou home office: 

Link do formulário para estágio presencial ou híbrido: https://forms.gle/YYFxENSP86U2f8s9A

(1) Termo de Compromisso de Estágio Não-Obrigatório (TCE) devidamente preenchido, incluindo o Plano de Atividades, conforme Lei nº 11.788/2008.

Para mais informações sobre os estágios na UFSCar, acesse o site da ProGrad: https://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/estagios-1/estagios

Solicitações de mudanças no estágio

- Checklist para mudanças no estágio (valor de bolsa, prorrogação, carga horária, alteração de supervisor, etc.):

Link do formulário: https://forms.gle/h8NDHydw5yG6CYeU9

(1) Termo de Compromisso de Estágio Não-Obrigatório Original.
(2) Termo Aditivo de Estágio Não-Obrigatório.

Envio do relatório semestral ou encerramento do estágio

- Checklist para envio do relatório semestral:

Link do formulário: https://forms.gle/k36wbpudoZfpWCbA6

(1) Termo de Compromisso de Estágio Não-Obrigatório Original.
(2) Relatório de Atividades de Estágio Não-Obrigatório (Anexo A do Regulamento de Estágio).

- Checklist para encerramento de estágio:

Link do formuláriohttps://forms.gle/UCDkQtuDjzLd1gWs8

(1) Termo de Rescisão de Estágio Não-Obrigatório ou Declaração de Encerramento de Estágio (caso o estágio tenha encerrado antes do prazo previsto) 
(2) Relatório de Atividades de Estágio Não-Obrigatório (Anexo A do Regulamento de Estágio).
(3) Relatório Final de Estágio Não-Obrigatório (Anexo B do Regulamento de Estágio).
(4) Declaração de Realização de Estágio Não-Obrigatório (Anexo C do Regulamento de Estágio). 

 

Perguntas Frequentes

Quais são as condições para realização do estágio não-obrigatório?

O estágio não-obrigatório poderá ser realizado somente a partir da conclusão do segundo semestre e sem restrições para os estudantes que já tenham integralizado 64 créditos em disciplinas da matriz curricular do curso. O aluno que não tiver completado 64 créditos só poderá realizar estágio se tiver concluído, com aprovação, todas as disciplinas previstas até a assinatura do termo de compromisso de estágio não-obrigatório

Excepcionalmente, houve uma flexibilização dos créditos mínimos para realização de estágio não-obrigatório, durante o período ENPE – Ensino Não Presencial Emergencial, considerando o mínimo de 38 créditos para realização e renovação de estágio sem restrições. Clique aqui para ler a resolução de flexibilização dos créditos mínimos para realização de estágio.

Por fim, o aluno deve estar em situação regular com as entregas de relatórios de estágios anteriores na Secretaria do Curso de Administração para pleitear novos estágios.

 Existe um modelo de contrato de estágio não-obrigatório da universidade?

Sim. É obrigatório o uso do modelo de termo de estágio não-obrigatório da UFSCar, exceto no caso de estágios por meio de agentes de integração com convênios ativos, tais como CIEE, NUBE, entre outros. Veja na seção de Modelos de Documentos.

 Quais são as informações da Supervisão de Estágio para preenchimento dos campos referentes à Instituição de Ensino?

Para o Curso de Administração, os campos de Instituição de Ensino devem ser preenchidos com as seguintes informações:
Representada por: Maurício Donavan Rodrigues Paniza
Professor Orientador: Maurício Donavan Rodrigues Paniza
Cargo: Supervisor de Estágio do Curso de Administração
Telefone: (15) 3229-5997; E-mail: estagioadms@ufscar.br

Quais os tipos de assinaturas eletrônicas aceitas nos documentos de estágio?

As assinaturas nos documentos tramitados eletronicamente, considerando todas as normativas institucionais vigentes, bem como o Regulamento de Estágio Não Obrigatório do Curso de Administração, são aceitas nas seguintes condições:

  • Assinatura eletrônica por meio do assinador digital ITI do Governo Federal (https://assinador.iti.br/);
  • Assinatura eletrônica por meio de assinadores digitais certificados e passíveis de verificação;
  • Assinatura em documento físico digitalizado.

Preferencialmente, todas as assinaturas devem utilizar o assinador digital ITI do Governo Federal.

Importante: Não é possível mesclar tipos de assinatura. Por exemplo, imprimir e assinar um documento, após já ter coletado assinaturas eletrônicas. As assinaturas eletrônicas devem ser passíveis de verificação. Caso contrário, não serão aceitas.

 Quais são os critérios para prorrogação do estágio?

O estudante deve estar em situação regular com as entregas de relatórios de estágio na Secretaria do Curso de Administração. No caso de estágio vigente, ter entregue os Relatórios de Atividades a cada 6 meses e, no caso de estágios anteriores, o Termo de Rescisão, o Relatório Final e a Declaração de Realização de Estágio. Além disso, o período de estágio não pode ultrapassar o limite de 2 anos na mesma empresa. 

Qual é a duração do estágio?

A duração do estágio, na mesma empresa, não pode ultrapassar 2 anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência. Sendo assim, é possível realizar estágio em diferentes empresas ao longo do curso, desde que não exceda o prazo de dois anos na mesma organização.

Modelos de Documentos de Estágio Não-Obrigatório

Todos os modelos podem ser acessados por meio do link: https://drive.google.com/drive/folders/1emfE7Iuq3CATavCdtzNm9AGJal1g_09j?usp=sharing

Contato da Supervisão de Estágio do Curso de Administração

Supervisor de Estágio: Prof. Dr. Maurício Donavan Rodrigues Paniza
E-mail:
Telefone: (15) 3229-5997